Close Menu

Busque por Palavra Chave

Entrevista | Eduardo Freccia celebra o aniversário de Palhoça com entrega de obras e ações nos 100 dias de governo

Divulgação

Eleito com 28.776 votos na eleição de 2020, Eduardo Freccia mantém o ritmo acelerado do ex-prefeito Camilo Martins e já apresenta resultados no aniversário de 127 de Palhoça, comemorado neste sábado (24). Filiado ao Podemos, construiu um grupo de trabalho que, segundo ele, resulta em maturidade profissional e administrativa na administração municipal.

Em entrevista exclusiva ao jornalista Marcos Schettini, o prefeito de Palhoça deu um panorama dos cem primeiros dias de gestão e afirmou que, em breve, será realizado os novos planos diretor e de mobilidade urbana para preparar a cidade para o futuro.

Também, comentou das metas de governo e necessidades de Palhoça, agradeceu aos profissionais de saúde que estão no combate ao coronavírus e afirmou ter orgulho do legado deixado pelo seu antecessor. Confira:


Marcos Schettini: Qual a sua avaliação dos primeiros 100 dias de governo?

Eduardo Freccia: De uma maneira extremamente positiva. Como somos um governo de continuidade, com conhecimento e experiência com a máquina pública, foi possível fazer uma transição tranquila, nomeando as pessoas certas, com capacidade nas funções adequadas. Hoje já estamos colhendo os frutos dessa maturidade profissional e administrativa que reflete no governo, com a máquina funcionando e os serviços e obras que a população tanto precisa sendo entregues de forma mais ágil. Sabemos dos desafios que temos pela frente, mas com o empenho de todos tudo será muito mais fácil. Aos poucos, no dia a dia, vamos mostrar à população as ações, obras, projetos e serviços que irão melhorar a vida de cada palhocense, respeitando a aplicação dos recursos municipais, utilizando de forma responsável e justa. Quero aproveitar para agradecer o empenho de cada funcionário da prefeitura, em especial os profissionais da área da saúde, que estão no combate à Covid-19 e também aos vereadores, os representantes das comunidades, empenhados em aprovar bons projetos que estão fazendo de Palhoça uma grande cidade, cada vez melhor.


Schettini: Por que o Sr. entrou na vida pública?

Freccia: O prefeito de uma cidade é o gestor do dinheiro dos pagadores de impostos, contratado pela população para aplicar da melhor maneira os recursos municipais, trazendo benefícios para a cidade, seja numa pavimentação de rua, seja em postos de saúde de qualidade, ou na execução de um programa social. E foi por gostar de fazer mais pelas pessoas, de ajudar o próximo que resolvi me dedicar a vida pública. Já faz mais de 12 anos que tento prestar o melhor serviço ao cidadão de Palhoça. E fiquei mais feliz ao receber o convite do ex-prefeito Camilo Martins para concorrer ao cargo de prefeito, de receber o apoio de nossa equipe e os votos recebidos pelos palhocenses para continuar me dedicando a essa cidade que escolhi para viver e criar minha família.

Schettini: Quais são suas dificuldades de hoje?

Freccia: Sem sombra de dúvidas o enfrentamento à pandemia é nosso maior desafio. A prefeitura já vinha realizando um grande trabalho, que foi intensificado nos últimos meses, com a vacinação de parte da população. Infelizmente vamos ter que aprender a conviver com o vírus, respeitando as medidas sanitárias, ajudando os mais necessitados e doentes, comprando no comércio local, ajudando as empresas a se manterem vivas e preservando os empregos de nossa gente, até que estejam todos vacinados e a vida volte ao normal. Também temos olhos muito atentos com a questão da macrodrenagem, da mobilidade urbana e do saneamento básico. Ainda neste ano iremos contratar o novo plano diretor, para modernizar nossa cidade, com diretrizes claras de urbanismo, escolhendo que tipo de cidade queremos no futuro. Aliado a isso também contrataremos o plano municipal de mobilidade urbana, que será o norteador das políticas públicas de mobilidade urbana, com as melhores alternativas viárias para curto, médio e longo prazo.


Schettini: Em que altura o Sr. imagina estar com toda a população vacinada?

Freccia: Essa é uma pergunta que ainda não temos resposta, já que dependemos das vacinas enviadas pelo Governo Federal. Hoje estamos com a vacinação acima de 64 anos e com a equipe preparada para imunizar toda a população, somente aguardando a chegada das doses. Também já aprovamos na Câmara de Vereadores, por unanimidade, a compra de vacinas quando estiverem disponíveis e torcendo para que isso ocorra o mais breve possível.


Schettini: O ex-prefeito Camilo Martins tem qual responsabilidade hoje com seu trabalho?

Freccia: Tem uma grande responsabilidade, pois ele tem uma capacidade administrativa e de gestão enorme, que neste momento é quem mais me auxilia e guia nosso trabalho. É um orgulho ter o ex-prefeito Camilo Martins ajudando a cidade, pois a experiência que ele adquiriu nos últimos oito anos, o conhecimento que tem da cidade e da própria prefeitura, além dos anos de parceria e de trabalho conjunto que desenvolvemos, só fortalecem nosso trabalho e trazem grandes resultados para nossa cidade. Como exemplo quero ressaltar que foi na gestão do ex-prefeito Camilo que ajuizamos uma ação contra a ANTT e Auto Pista Litoral Sul e que agora já estamos vendo resultados, como a construção da terceira pista sentido sul/norte e o início dos túneis do contorno viário. Queremos contar cada mais com o apoio do ex-prefeito Camilo na Assembleia Legislativa ou quem sabe no Governo Estado, pois quem ganha é a cidade de Palhoça e os palhocenses. Também quero ressaltar o apoio do deputado estadual Nazareno Martins, que destinou verbas específicas para saúde no valor de R$ 1,5 milhão para em breve licitarmos a construção do tão sonhado hospital. Sempre digo que “Juntos podemos fazer ainda mais” e aqui em Palhoça nós valorizamos as parcerias que contribuem para nosso desenvolvimento e que contribuam para uma construirmos uma cidade mais humana, justa e boa de se morar. Os desafios são imensos, mas a vontade de melhorar e superar é muito maior.

Schettini: Quais os projetos que estão sendo desenvolvidos para os próximos anos?

Freccia: Nós já vínhamos desenvolvendo grandes projetos para a cidade e iremos dar continuidade a este trabalho nesse mandato. Estamos entregando no final de abril a Avenida das Torres e iremos licitar a nova etapa dessa via, ligando o bairro Pagani até o Caminho Novo. Estamos realizando obras de calçadas por toda cidade, como a padronização das calçadas na Aniceto Zachi, já iniciada no primeiro trecho e em breve licitaremos a nova etapa, até o rio Imaruí. Estamos executando inúmeras obras de pavimentação, finalizando a praça 7 de Setembro, inaugurando a UPA Sul e neste dia 24 de abril, aniversário da cidade, vamos inaugurar o Mercado Público Municipal, devolvendo aos palhocenses um patrimônio histórico que eles tanto merecem. Nossa equipe está empenhada em grandes projetos de mobilidade urbana, e com o plano de mobilidade que será construído a muitas mãos, teremos uma cidade mais harmônica, evitando gargalos em nossa malha viária e integrando outras formas de se locomover pela cidade, seja de bicicleta, um ferry boat ou alguma alternativa que melhor se adapte à nossa realidade. Em breve iremos licitar a concessão do Saneamento Básico, tão necessário e esperados por todos, além do lançamento do projeto Palhoça Mais Oportunidade, que é um conjunto de obras e ações visando o crescimento da cidade e a desburocratização dos serviços, gerando mais emprego e renda para todos os palhocenses. Vamos focar na construção do hospital, pois é o pedido de nossa gente. Uma coisa é certa: coisas boas estão por vir!

Schettini: Qual a sua mensagem final para os palhocenses?

Freccia: Primeiramente gostaria de agradecer aos palhocenses que escolheram a continuidade de um trabalho feito nos últimos anos em transformar nossa cidade. Fico feliz em poder continuar fazendo de Palhoça um lugar cada vez melhor, trabalhando com afinco para toda nossa gente. Tenho conhecimento dos problemas que Palhoça tem e também como morador da cidade, quero ver esses problemas resolvidos, mesmo que muitas vezes não possam ser resolvidos de imediato. A cada obra ou ação temos muitas barreiras e burocracia a superar. De minha parte não faltarão esforços para que os problemas sejam resolvidos. Afirmo que os palhocenses tem um prefeito amigo de todos, que fará de tudo para melhorar a vida de nossos moradores, com muito trabalho e dedicação.


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro